sábado, 26 de abril de 2014

Sobre cair e levantar

Meu afilhado mais novo, Daniel, está com quase 11 meses e ensaia seus primeiros passinhos. Vez ou outra os pés gorduxos ainda o traem e ele vai ao chão. Assustado com a queda, em meio ao choro ele procura a mãe com os olhos e raços e balbucia "mãmãmãmã". Prontamente minha comadre o conforta em seus braços e explica que toda vez que ele cair ele precisará levantar e andar de novo.
Essa semana eu caí. E tive que levantar bem mais rápifo do que achei que as pernas sustentariam. No meio do meu choro devo ter balbuciado o "mãmãmãmã" de Dan, pois na hora do aperto queremos logo o chamego seguro e eterno, mas a minha "mãmãmã" original no momento mora longe, e me acolhe com amor, mas sem poder diretamente me dar a mão após cada queda. Ainda bem que eu tive outras mãos, outros braços e colos e ouvidos e pernas que me colocaram de pé de novo. Muitas dessas mãos foram de pessoas que a minha "mãmãmã" catiou e me empresta. Muitos desse braços eram extensão dos braços do meu "papapa". E os acalentos got multiplicando-se tão carinhosamente que minhas pernas andaram e sabiam que se tropeçassem tinham base estável para tatear. E assim essas pernas esperarão mais tranquilas a chance de cambalearem para dentro dos braços quentinhos e seguros de "papapa" e "mãmãmã".
E assim eu e Daniel vamos aprendendo juntos a levantar depois de cair. Mesmo que a gente ainda esteja enxugando as lágrimas enquanto levanta.

2 comentários:

  1. A vida é feita de perdas e ganhos, estamos sempre caindo e nos levantando. Sabe qual a diferença que eu vejo nisso? É se temos, muito além de uma mão, um olhar que possa nos reconfortar nas nossas quedas, acho que essa é a melhor coisa que a gente pode ter.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda o texto, Juju!

    Olha, deixa eu te falar... já me peguei muitas vezes caindo nessa vida e me contentando em continuar meu caminho engatinhando, de cabeça baixa. Venho mudado esse hábito, viu? Tenho me lembrado o porque de ter essas pernocas grossas de que tanto reclamo!
    Ainda ouso dizer que o problema é que as vezes a queda nem mesmo machuca dói no ego e aí a gente chora e demoooora pra levantar de novo. Acho que é bem aí que o bicho pega mesmo!

    Espero que você esteja bem de pé muito em breve... e penso que essa queda, daqui a pouco, não vai passar de uma lembrança.

    Tenha uma ótima semana, meu bem.

    ResponderExcluir